quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ondas Curtas

Ondas Curtas




As ondas curtas referem-se à parte do espectro eletromagnético que corresponde às freqüências compreendidas entre 3 e 30 MHz. Sua principal característica é a propagação a longas distâncias, não conhecendo fronteiras ou barreiras politicas. tornando possíveis comunicações tais como emissões radiofônicas internacionais (international shortwave broadcasting), radioamadorismo (ham radio) e coordenação de viagens a longa distância por estações móveis marítimas, pelo mundo a fora.
O que é a escuta das ondas curtas? 
A escuta das ondas curtas (shortwave listening) pode ser definida como a atividade de escutar emissoras de rádio internacionais, ou de localidades distantes do próprio país, em uma linguagem compreensível e apreciando os programas transmitidos, como noticiários, esportes, música, culturas de outros povos dentre outros. O radioescuta (como é genericamente chamado o ouvinte de rádio) costuma escrever para as emissoras enviando comentários imformando sobre o sinal recebido e qualidade do audio. Muitas estações agradecem às cartas escritas enviando prospectos sobre a emissora e brindes. As estações também costumam responder aos informes de recepção enviados pelos ouvintes enviando cartões QSL e brindes da emissora.
O que é dexismo? 
A maioria dos ouvintes de ondas curtas contenta-se em ouvir apenas estações mais fortes e fáceis de serem captadas. Contudo, certos ouvintes estão interessados nos aspectos técnicos do hobby, como propagação e experimentos com antenas. Esta atividade é chamada de dexismo, termo este derivado da sigla em inglês DX , onde a letra "D" significa "distância" e a letra "X" significa "incógnito" (em analogia à letra X usada na Matemática em expressões algébricas). O termo "dexismo" pode ser interpretado como "escutar estações de rádio localizadas a uma distância desconhecida". Para os (os praticantes do dexismo) isto significa varrer as faixas de ondas curtas à procura de novas estações, que dexistas muitas vezes possuem um sinal tão fraco que torna difícil a sua escuta. (por isso o uso de uma boa antena se faz necessário) Muitas destas estações não estão interessadas em transmitir para ouvintes tão distantes, geralmente são estações regionais, transmitindo com baixa potência, que usam as ondas curtas para atingir ouvintes de regiões específicas e não muito distantes, da mesma forma que em muitas partes do globo as estações locais usam a faixa de ondas médias ¨OM¨ ou a faixa de freqüência modulada ¨FM¨.

Ondas Longas 
As freqüências que estão entre 190 a 535 kHz (lê-se Kilo Hertz)
Ondas Médias 
As freqüências que estão entre 540 e 1600 kHz (lê-se Kilo Hertz),
Ondas Curtas 
As freqüências entre 1600 e 30000 kHz (lê-se Kilo Hertz)
Ondas Tropicais 
As freqüências entre 2300 a 5900 kHz (lê-se Kilo Hertz) 


Clique no link abaixo e ouça muitas rádios do mundo todo.
 
Às vezes, as freqüências são anunciadas em MHz (lê-se Mega Hertz) ao invés de kHz. Para converter kHz e MHz basta dividir a freqüência em kHz por 1000; exemplo: freqüência de 3200 kHz é igual à 3,2 MHz.
 
Provavelmente você deve ter ouvido falar em faixas como 25 metros , 31 metros , etc. Esta nomenclatura nada mais é do que segmentos de freqüências que se localizam dentro das Ondas Curtas. A fórmula para se saber a relação de uma freqüência com o seu comprimento de onda é simples; basta dividir o número 300000 pela freqüência. Ex.: a freqüência de 10000 kHz temcomprimento de onda igual a 30 metros .
 
Freqüências (kHz)
Faixa (metros)
2300 a 2495
120
3200 a 3400
90
3900 a 4000
75
4750 a 5060
60
5900 a 6200
49
7100 a 7350
41
9450 a 9900
31
11600 a 12100
25
13570 a 13870
22
15100 a 15800
19
17480 a 17900
16
18900 a 19020
15
21450 a 21750
13
25600 a 26100
11
Para facilitar o agrupamento das estações de rádio, a faixa de Ondas Curtas foi subdividida em vários segmentos mostrados a seguir:
As estações de radiodifusão são oficialmente alocadas dentre destes segmentos de faixa, mas há algumas exceções, pois diversas estações passaram a transmitir "fora de faixa" desde há alguns anos. As freqüências fora destes segmentos são reservadas para serviços de comunicação aérea, marítima, telegrafia, etc..
Observação - O segmento de 2300 a 5900 kHz é conhecido como Ondas Tropicais pois é utilizada por estações de rádio que se situam dentro da faixa tropical do globo terrestre (entre os trópicos de Capricórnio e Câncer). A exceção é a faixa de 75 metros ( 3900 a 4000 kHz) que é ocupada por emissoras de diversas partes do mundo, dentro e fora dos trópicos.
Antena G5RV
A antena G5RV foi criada por '' Louis Varney''. Este é um sistema irradiante multibanda alimentado pelo centro. Devida sua configuração opera com eficiência razoável numa gama bastante grande de freqüências. A G5RV abrange, quando bem ajustada, de 3,0 MHz até 30 MHz.


Nas figuras abaixo damos a receita para se montar a linha de decida da antena G5RV.Essa linha de decida também é chamada de escadinha. Com um pouco de paciência e uma dose de capricho não é nada difícil a sua montagem. Comece cortando 33 pedaços de cano 1/2 polegada, de 6 cm de comprimento. Depois corte dois pedaços de fio 14 ou 12 AWG de 10,5m de comprimento e retire a capa, faça um furo em cada extremidade dos caninhos de 6 cm que você cortou e enfie os fios um de cada lado dos caninhos como mostra a figura abaixo. Depois prenda os caninhos com uma distancia um do outro de 30cm de espaço entre eles. Para que fiquem na posição amarre com um pedaço de arame fino como na figura. Depois de pronto a ponta do lado de cima você prende na antena como mostra também a figura abaixo. e a outra extremidade você solda um conector fêmea UHF para conectar o respectivo cabo de decida para o rádio. Bbs. É bom manter essas medidas pois delas dependem o bom funcionamento da sua antena. a linha de decida tem que ficar com 10,3m de comprimento. 
Se a antena for montada em V invertido, o ângulo de abertura deve ser maior que 90 graus


A montagen da G5RV não é complicada exigindo mais dos cuidados com as medidos que dever ser respeitadas a risca, e da dose excencial do caprixo de cada um
O comprimento da antena gira em torno de 30 metros aproximadamente ( 31 m ), sendo aceitas dobras no sentido de adaptá-la num ambiente um pouco menor.
É possível adaptar a antena dobrando suas pontas de forma que caiba em espaços até bastante reduzidos. Há afirmações da possibilidade de dobra até ¼ da antena sem perda significativa..
O comportamento desta antena é semelhante à uma long wire de 2/3 ondas para 20 metros , o casamento se dá através de de uma linha aberta com 10 metros de comprimento que se comporta como um transformador de impedância. Logo ao se ligar cabos coaxiais na G5RV, estes ''enxergarão'' uma impedância pura e casada cuja ROE será bastante baixa. Além disto, a antena não utiliza traps, isto reduz as perdas por casamento, além de diminuir o ângulo de irradiação nas freqüências altas, o que para os dexisistas é uma vantagem.

A G5RV de 31 m de comprimento do dipolo com 10 m de comprimento da seção casadora funciona da seguinte forma:


( 10 metros ) Para freqüências mais altas, na faixa de 30 Mhz, seu comportamento é semelhante a uma long-wire colinear de 3 ondas. Em função disso, se torna bastante lobulada e possui um ganho razoável devida entrada em fase das 3/2 ondas que se formam. Também, devido comprimento de onda, sua reatância fica bastante baixa e sua impedância resultante é alta.


( 15 metros ) Para 21 Mhz, seu comportamento passa a se alterar de forma bastante interessante, continua lobulada, o ângulo de irradiação é razoavelmente baixo, mas passa a possuir uma alta impedância resistiva, ficando bastante interessante para contatos a longa distância. Outro detalhe que não se pode deixar de citar é o comportamento de uma long-wire de 5/2 de onda colinear, o que, segundo relatos de alguns experimentadores a torna bem atrativa para DX.


( 20 metros ) Na faixa de 14 Mhz, sua operação se torna bastante interessante devido comportamento de uma antena long-wire colinear de 3/2 de comprimento de onda, sua impedância gira em torno dos 100~90 ohms, e praticamente não contém reatância ativa. A antena se torna bastante lobulada seu ângulo de irradiação fica em 14° aproximadamente.


( 40 metros ) Em 7,0 Mhz, começa a aparecer uma reatância indesejável, o que tornará a antena de sintonia um pouco mais crítica, necessitando assim de um antenna tuner. (Acoplador) Isso ocorre devido comportamento da antena se fazer como uma colinear de duas meias ondas, e devido fato do ângulo da seção casadora estar a 90° em relação ao ''dipolo'', a antena será ''enxergada'' como long wire de 2 meias ondas dobrada parcialmente, o que dificultará seu casamento e deixará o ângulo do diagrama de irradiação bastante agudo. Nada porém que chegue a atrapalhar de forma significativa o seu rendimento 


( 80 metros ) Na freqüência de 3,5 Mhz, a G5RV se comporta como uma antena de meia onda encurtada pois a seção casadora servirá como parte da antena, o que inserirá uma reatância até certo ponto considerada indesejada, porém que não chega a atrapalhar a operação. Seu comportamento passa a ser bastante semelhante à dipolo comum, apesar ainda da necessidade de um antenna tuner. (Acoplador de antena)


Rádio DX é um programa que fala do mundo das ondas curtas! Vai ao ar, pela Rádio CVC, nas sextas-feiras, às 15h, na freqüência de 15410 kHz, na faixa de 19 metros. Também é reprisado no sábado, às 8h, pela mesma freqüência. Ainda, na noite de sábado, às 23h, em 11745 kHz e, na noite de domingo, às 21h, também em 11745 kHz. A produção e apresentação são de membros do DX Clube do Brasil, com a coordenação técnica e de produção de Célio Romais.

Um comentário:

  1. boa noite!!!! macanudos... aki é marrone da 2°Tarumã... estou esperando com paciencia a minha unidade...Q DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O G.A.C.P!!!!

    ResponderExcluir